Um Centro de Educação Infantil no Centro Histórico de Salvador

ADRIANA ALCÃNTARA A. PIRES
Um Centro de Educação Infantil no Centro Histórico de Salvador
Resumo do trabalho:
O presente trabalho é um termo de referência para a contratação de escritório, onde será desenvolvido o Produto do trabalho final da Residência em Assistência técnica, habitação e direito a cidade, projeto básico de arquitetura de UM CENTRO DE EDUCAÇÃO que visa atender as necessidades apresentadas pela Amach, em acordo com a Defensoria Pública da união e a decisão deste escritório em prestar assistência técnica em Habitação de interesse Social e Direito à cidade , com foco na área do Centro Antigo da cidade de Salvador.
A demanda definida a partir dos encontros com a comunidade e Associação, foi de uma creche e a sede da Associação, juntas, na área da Sétima Etapa do Pelourinho, para atender aos moradores locais e servir como instrumento de permanência destes Moradores que mantem a resistência à pressão imobiliária e política para sua desocupação, e que fazem parte do TAC como equipamento público que garante a sua permanência.
Para a definição de terreno, programa de necessidades, construção do imaginário, e definição do projeto, foi utilizada a Metodologia de construção conjunta de elementos através de oficinas, reuniões, discussões e encontros.
O terreno escolhido é um miolo entre as Ruas: Ladeira da Praça, São Francisco e do Tijolo.O projeto ainda é composto por um páteo interno de integração e uso compartilhado ( público, alunos, moradores da área) e um prédio de Habitação de Interesse Popular para pessoas em Situação de Rua.
O projeto foi desenvolvido utilizando conceitos da Arquitetura Contemporânea em área de Patrimônio tombado, o que determina uma análise minuciosa da área e de seus elementos diversos, sua dinâmica, visuais, interferências e a decisão de considerar a preexistência como ponto de partida e condição. O objetivo era ter um produto que garantisse a harmonia e a interação entre os desejos, direitos e necessidades da comunidade, comprometimento social e profissional dos técnicos e a espacialidade, estética e dinâmica da Cidade.