(Tecendo possibilidades) Relato de caso de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social - de Santa Luzia ao Centro Histórico de Salvador.

Turma 2020-2021
KAIC FERNANDO FERREIRA LOPES

O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social desenvolvida no Centro Histórico de Salvador, no âmbito da Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia – RAU+E da Universidade Federal da Bahia. Por meio de um estudo de caso, foram analisados os métodos e instrumentos utilizados, o ideal, o real e o possível ao longo da residência e como se deu o processo de aproximação com as comunidades, não apenas relatando a atuação, mas também propondo um estudo de potencial construtivo para a área. Ferramenta esta que poderá contribuir futuramente para a área estudada. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa por meio de técnicas de observação e pesquisa documental, utilizando como principal instrumento a adaptabilidade dos alunos e professores quanto às ferramentas digitais, a interação com as comunidades, dos orientandos com os orientadores (exclusivamente on-line) e a superação desses desafios para minimamente tentar atender os anseios tanto dos profissionais como das comunidades e dos movimentos sociais, direcionado para conquista de moradia digna frente aos problemas urbanos nas cidades brasileiras. Acredita-se poder fomentar maior reflexão sobre a RAU+E que constitui uma proposta pioneira incentivando novas possibilidades de cooperação e troca de experiências. Palavras-chave: Assistência Técnica; Habitação; Direito à Cidade; Pandemia; Residência.