Residência em arquitetura e urbanismo e engenharia na UFBA

Resumo da apresentação:
Residência em arquitetura e urbanismo e engenharia na UFBA
Ângela Gordilho Souza
Propõe-se apresentar a experiência recente da Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, implantada de forma pioneira pela Universidade Federal da Bahia, pela Faculdade de Arquitetura, em parceria com a Escola Politécnica, como pós-graduação lato sensu, semelhante ao que já ocorre na medicina. Está voltada para a especialização e prática de assistência técnica em habitação e direito à cidade, ampliando assim a inserção social da universidade e o acesso a recursos públicos nessa área de atuação. Esse projeto, gestado coletivamente nos últimos anos, finalmente põe em prática a Lei Federal 11.888/2008 – Assistência Técnica Pública e Gratuita para Habitação de Interesse Social –, com potencialidade para se firmar como atividade continuada, em rede nacional. Essa experiência de interface entre ensino, pesquisa e extensão visa capacitar, de forma participativa, profissionais e cidadãos para viabilizar projetos inovadores de inserção urbana e inclusão social, aprendendo com a cidade, em um amplo e permanente diálogo, que defina novos compromissos na conquista de cidades melhores e mais justas.
Palavras-chave: Assistência Técnica; Universidade; Residência Profissional; Habitação; Direito à Cidade.