Programa da Semana Inaugural - de 14 a 18 de Outubro

A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, por meio do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Escola Politécnica desta UFBA, convidam docentes, discentes e demais interessados para as atividades da Semana Inaugural da 1ª. Turma de Residência em Arquitetura Urbanismo e Engenharia, a serem realizadas, conforme programação a seguir, no Núcleo de Extensão da FAUFBA.

Essa iniciativa de pós-graduação, pioneira na área, se realiza com a implantação do Curso de Especialização para Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade, associado à elaboração de projetos de interesse social, com base na Lei Federal No. 11.888/2008, que institui assistência técnica pública e gratuita nessa área de atuação.

PROGRAMAÇÃO: 14 a 18 de outubro de 2013

Dia 14/10

Mesa de Abertura: Apresentação de Docentes e Discentes

8:00 às 9:30 hs.

Professores do Colegiado e Coordenadores de Disciplinas: Angela Gordilho Souza, Any Ivo, Fabio Velame, Francisco Costa, Heliana Mettig Rocha, Luciana Calixto Lima, Luis Edmundo Prado de Campos, Marcio Campos, Naia Alban Suarez; Renata Burlacchini Pinto.

Dia 14/10

Disciplina: PRODUÇÃO DO ESPAÇO, POLÍTICAS URBANAS E DIREITO À CIDADE

Aula Inaugural: Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade

Profa. Angela Gordilho Souza – Coordenadora da Disciplina.

Dia 15/10

8:00 às 9:30 hs.

Disciplina: PLANEJAMENTO E PROJETO DE ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA PARA ASSISTENCIA TÉCNICA

Profa. Heliana Mettig Rocha - Coordenadora da Disciplina

Dia 15/10

Aula Inaugural: Ocupação Informal, Áreas Degradadas, Áreas Urbanas Desativas e Requalificação Urbana.

Profa. Ceila Cardoso – Profa. Permanente

Dia 16/10

Disciplina: PROJETO DE URBANIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE

8:00 às 10:00 hs.

Profa. Luciana Calixto Lima - Coordenadora da Disciplina.
Mesa Inaugural: Projeto de Urbanização, Infraestrutura e Meio Ambiente Salvador e Bahia: Luis Edmundo Prado de Campos (EPUFBA); José Carlos Aleluia (Urbanismo e Transporte/PMS); Paulo Sérgio Fontana (Infraestrutura e Defesa Civil/ PMS); Eleonora Lisboa Mascia (Habitação/SEDUR-BA), Beatriz Cerqueira Lima (DIRERCAS/CONDER-BA).

Dia 16/10

10:30 às12:00 hs.

Apresentação da disciplina e da parceria com a Escola Politécnica

Profa. Luciana Calixto Lima (Profa. Permanente - FAUFBA) e Prof. Edmundo Prado de Campos (Profa. Permanente - EPUFBA).

Dia 17/10

8:00 às 9:30 hs.

Disciplina METODOLOGIAS E TÉCNICAS PARA PROJETOS PARTICIPATIVOS.
Profa. Renata Inês Burlacchini da Silva Pinto – Coordenadora da Disciplina Mesa Inaugural: Francisco de Assis da Costa ( PPGAU-UFBA); Any Brito Leal Ivo (Vice Coordenadora do Colegiado Residência AU+E-UFBA), Elisamara de Oliveira Oliviano (Pesquisadora Labhbitar) e José Maurício Daltro (CEAS)

Dia 17/10

Aula Inaugural: Cidadania e Cidade