Os caminhos e desafios da assessoria técnica popular no conjunto José Monteiro Sobral em Laranjeiras/SE.

Turma 2020-2021
UESLEI DOS SANTOS SOUZA
Resumo do trabalho:

O presente trabalho reúne relatos, produtos e reflexões da Nucleação Sergipe a respeito de sua prática em assessoria técnica ao Conjunto Habitacional José Monteiro Sobral, no âmbito da 4ª edição da Residência AU+E/UFBA. A escolha do território deu-se pela existência de atuação prévia do DAU-UFS, através de disciplinas da matriz curricular, escritório modelo e práticas extensionistas demonstrando um grande potencial. O conjunto fica localizado no município de Laranjeiras/SE, possui 210 moradias e foi entregue em 2013, inacabado, sem infraestrutura básica como saneamento básico, iluminação pública e equipamentos urbanos, já as moradias sem pintura ou revestimento. A partir de análise das demandas existentes, vislumbrou-se o projeto e execução de parte de uma praça, conforme recursos obtidos no I Desafio Universitário pela Primeira Infância em 2020, e sob o regime de mutirão e autogestão com os moradores, voltada para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos. O plano de trabalho foi dividido em três eixos: desenvolvimento do projeto, execução da obra e comunicação, e contou com uma equipe multidisciplinar de arquitetos urbanistas, extensionistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, pedagogas e agentes da saúde e serviço social, permitindo uma atuação com base nessas habilidades mas sempre pautada na troca de saberes, construção coletiva e diálogo com a comunidade. Buscou-se metodologias de aproximação “hibridas”, que priorizassem ações remotas devido a pandemia de COVID-19 mas que permitisse ações presenciais pontuais, seguindo os protocolos sanitários de higienização necessários.

PALAVRAS-CHAVE: Primeira Infância - Laranjeiras - Assessoria Técnica - Extensão