NÓ(S). Um trabalho de muitas mãos: RELAÇÕES DE ASSESSORIA TÉCNICA NA OCUPAÇÃO QUILOMBO GUERREIRA DANDARA.

Turma 2020-2021
VICTOR RIBEIRO FERREIRA
NÓ(S). Um trabalho de muitas mãos: RELAÇÕES DE ASSESSORIA TÉCNICA NA OCUPAÇÃO QUILOMBO GUERREIRA DANDARA.
Resumo do trabalho: 

Este trabalho é resultado da quarta edição da Residência AU+E da FAUFBA, sendo a equipe autora de residentes: Carmélia Clough, Juliana Hermsdorf, Keylane Dias e Victor Ferreira, quatro profissionais da Arquitetura e do Urbanismo. Construímos juntos uma atuação prática nos termos da lei 11.888 de 24 de dezembro de 2008, que versa sobre Assistência Técnica Pública e Gratuita para projeto e construção de Habitação de Interesse Social. Entendemos que a interpretação da lei ultrapassa as fronteiras do projeto arquitetônico em si, indo além do que está estabelecido, conectando o universo do social aliado ao conhecimento técnico frente à superação dos desafios que se apresentam atualmente em nossas cidades, de forma resiliente e propositiva.

Essa edição da Residência se iniciou em março de 2020, mesma época em que a pandemia de Covid-19 impactou intensamente o mundo, gerando inúmeras consequências que assolam principalmente as populações em vulnerabilidade sócio-espacial. O trabalho em campo da equipe deste trabalho, iniciado em meados de 2021, atravessou todas as dificuldades e perigos do contexto pandêmico, no entanto, tomando todos os cuidados e precauções para não expor nenhum envolvido a grandes riscos. Por isso, nós adotamos um formato de atuação híbrido: virtual e presencial. A postura de assumir o trabalho de campo como indispensável a esta formação em assistência e assessoria técnica foi uma decisão consciente e coletiva entre nós, autores deste trabalho, os orientadores, lideranças e moradores da Ocupação Quilombo Guerreira Dandara, onde o trabalho se desenvolve.

A ocupação Quilombo Guerreira Dandara está vinculada ao Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB) e fica localizada no bairro Cassange, em Salvador/BA. A região compreende a divisa da cidade de Salvador/BA com os municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho, distante da infraestrutura urbana e dos centros de serviços especializados. O nosso trabalho foi construído com intensa articulação com Solange Santos (liderança e moradora da ocupação) e com Juliana Santos (Liderança do MSTB), além dos demais moradores da ocupação que participaram ativamente de todo o processo, e com isso construíram conjuntamente conosco os rumos e resultados deste trabalho.

A troca entre redes do movimento, de assessorias e de apoiadores se desenvolveu profundamente no segundo semestre de 2021, gerando momentos preciosos de leituras e construção coletiva do território. Nesse sentido, foram realizadas atividades de levantamento censitário, produção cartográfica e organização de mutirões para construir e cuidar de espaços e equipamentos coletivos. Essa construção coletiva em rede acabou se tornando o objeto central deste trabalho. A partir disso, tecemos reflexões sobre metodologias que mobilizam nossa atuação em rede, além da geografia dos afetos, intensificada a cada atividade. Com isso, identificamos os ganhos para os diferentes grupos envolvidos, principalmente para a luta do direito à moradia e melhoria das condições de habitabilidade da ocupação.

 

Palavras chave: Residência AU+E, Assessoria Técnica, Pandemia, MSTB, Ocupação Quilombo.