A mediação a partir da Assistência Técnica na ocupação Quilombo Manuel Faustino: dados, possibilidades e materialidade

Turma 2017-2018
ALEIDA FONTOURA BATISTOTI

Essa monografia apresenta o trabalho final da Residência em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade da Universidade Federal da Bahia junto à ocupação Quilombo Manuel Faustino. Apresenta todo o percurso da assessoria junto à ocupação, contendo diagnóstico, oficinas realizadas, trabalhos participativos, produto final e materialização do mesmo. Este trabalho específico teve como objetivo responder as demandas apresentadas pelos moradores, dentro das possibilidades técnicas, temporais e de recursos. A metodologia se deu com o acompanhamento do cotidiano das dinâmicas presentes na ocupação, mediando a mesma e respondendo de forma imediata e/ou ao longo da assessoria com os recursos possíveis. Esse trabalho teve como tema norteador as áreas livres, sendo destrinchadas em 3 partes, que exprimem os trabalhos desenvolvidos ao longo da assessoria, que são: levantamentos sobre aspectos da ocupação na qual contribuirão com o processo de consolidação, fragilidades de infraestrutura com apontamentos e propostas iniciais acerca das problemáticas, e materialização de mobiliário e parquinho, escolhidos pela ocupação como produtos que contribuirão com as carências presentes nas áreas livres. Conclui-se que, com base nos objetivos da equipe e trabalhos individuais, chegou-se a um bom resultado tanto para a ocupação quanto para a residência. Nota-se as mudanças e contribuições para o território e moradores. Contudo, devido a vulnerabilidade que se encontram, é necessário que haja um acompanhamento mais cotidiano junto a ocupação, para os desdobramentos dos trabalhos realizados, e as diversas demandas que ainda existem e que não foram aprofundadas/solucionadas pelo tempo em campo.