A escola como lócus de construção do direito à cidade

Turma 2015-2016
CARINA DE SANTANA ALVES
A escola como lócus de construção do direito à cidade

O bairro do Garcia, através do Projeto Faz+, foi apresentado como uma demanda de atuação de um grupo de residentes. Trata-se de um bairro antigo e consolidado, localizado no centro da capital baiana. Assim,as principais demandas apresentadas dizem respeito à falta de espaços disponíveis para atividades delazer, esporte e cultura; a falta de condições de acessibilidade e má qualidade das vias e calçadas e o distanciamento entre a escola e a comunidade e a precariedade das condições de ensino na principal escola pública do bairro.  A proposta de intervenção objetiva estimular a apropriação do território do bairro como espaço de aprendizagem pelos estudantes, incentivando os jovens a  se apropriarem das problemátricas do bairro e proporem soluções visando à construção de um vínculo de identidade com o território e a comunidade para o exercício do direito à cidade. A metodologia tem como princípio fundamental a participação comunitária, tendo como principais atividades previstas, visitas de campo orientadas, entrevistas, consulta a dados secundários e rodas de conversa e avaliação processual.