Autogestão e sustentabilidade: proposta para as áreas livres e comunitárias do Condomínio das Mangueiras, programa Minha Casa Minha Vida, Entidades, Salvador - BA

Turma 2015-2016
BRUNA FERNANDA MATOS DE M. E MAGALHÃES
Autogestão e sustentabilidade: proposta para as áreas livres e comunitárias do Condomínio das Mangueiras, programa Minha Casa Minha Vida, Entidades, Salvador - BA
Resumo do trabalho: 
Este projeto está integrado aos trabalhos de assistência técnica realizado pelo grupo de residentes que desenvolveu dois projetos relacionados à Habitação de Interesse Social (HIS) para o Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades, como demanda da União de Moradia da Bahia, localizados em dois importantes bairros da cidade do Salvador: Pernambués e Cajazeiras XI. Para isso, várias oficinas foram realizadas em conjunto, resultando, no partido conceitual e no desenvolvimento do anteprojeto referente à proposta de edificação verticalizada para novas habitações, denominada Residencial Movimento Dois de Julho, localizado no bairro de Pernambués.
O outro projeto contemplou o empreendimento Condomínio das Mangueiras, cujas unidades habitacionais estavam em construção. Foi desenvolvido um estudo preliminar de melhoria das áreas livres, com proposta de paisagismo e equipamentos comunitários. Também foi desenvolvido uma análise técnica preliminar da implantação e execução deste projeto, de forma a auxiliar os gestores da obra na qualidade do processo executivo e as devidas soluções para os problemas encontrados nas visitas ao empreendimento.
No presente trabalho, entretanto, será abordada apenas a apresentação do estudo preliminar das áreas verdes livres, das áreas em comum (entorno da guarita e da estação de sustentabilidade, Praça de Lazer, Praça do Centro Comunitário, borda da via Encontro das Águas) e do viveiro do Condomínio das Mangueiras. De forma que o mobiliário proposto fosse de fácil execução para os condôminos e com matérias reutilizados, visando qualidade e sustentabilidade de projetos de habitação de interesse social, contribuindo na consolidação do processo de autogestão e autoconstrução.