Acompanhamento no Processo de Implementação da Aldeia Kaigang Girô - Experiências em Habitação e Saneamento
Turma 2017-2018
RAÍZA CANTO DITTGEN
Acompanhamento no Processo de Implementação da Aldeia Kaigang Girô - Experiências em Habitação e Saneamento
Resumo do trabalho:
Este trabalho foi resultado do acompanhamento e participação no desenvolvimento projetual e execução de dezesseis casas, um banheiro coletivo e sistema de saneamento ecológico, para Comunidade Kaingang, da aldeia Gyró, localizada na área rural do município de Pelotas. O processo se deu através do Projeto Habitação Kaingang, desenvolvido pelo NE da UCPEL, através de um recurso oriundo do MP. A elaboração projetual, bem como a metodologia de planejamento, se deu por meio de processos participativos que eram constituídos por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais técnicos e agentes envolvidos com a comunidade, procurando o melhor entendimento de organização social, espacial e das dimensões multidisciplinares e multidimensionais que envolvem a temática. Buscaram-se alternativas para captação de recursos externos a fim de complementar o orçamento. Diante da problemática financeira, foi acordado entre MP e lideranças da comunidade, de que as duas primeiras moradias seriam construídas com apoio de um profissional (marceneiro), que instruiria os indígenas no processo construtivo para o aprendizado da tecnologia, gerando independência e autonomia na construção das demais. Durante todo o período, caberia ao NE à supervisão das obras.
Sob a perspectiva do saneamento, procurou-se apresentar o processo envolvendo a escolha da tecnologia, o sistema construtivo, registros da execução e pós execução . Bem como as diversas atividades paralelas desenvolvidas durante todo o projeto Habitação Kaingag, a fim de criar uma maior integração confiança e entendimento entre grupo e comunidade. Portanto, este trabalho visa instrumentalizar e potencializar eixos de ações comunitárias, e agentes externos envolvidos para a maior integridade nas ações e desenvolvimento em áreas semelhantes. Pretende-se criar referenciais através do compartilhamento dos relatos do trabalho de campo e experiências praticas trazer melhoramentos e reflexões para futuros projetos. Da mesma forma, trazendo a importância do uso de tecnologias sociais aliados ao processo educativo, no qual mostra-se fundamental para o sucesso da adesão tecnológica, manutenção e replicabilidade para que a a comunidade assuma o papel de protagonista do processo.
Palavras-chave: Aldeia Gyró, kaingang, processo participativo, tecnologia social, processo educativo.