Estrutura

COLEGIADO
 

Com base na Lei 11.888/2008, a modalidade Residência Acadêmica em AU+E/UFBA está sendo gerida por uma Coordenação e um Colegiado, instâncias nas quais se integram a Profa. Heliana Faria Mettig Rocha (FAUFBA), coordenadora da 4a. edição; a Profa. Dra. Elisamara Emiliano, vice-coordenadora da 4a. edição, além dos professores: Profa. Dra. Angela Gordilho Souza (PPGAU/UFBA) e proponente de tal projeto; Profa. Dra. Naia Alban Suarez (Diretora FAUFBA); Prof. Dr. Juan Moreno (Repr. Diretoria Escola Politécnica); Prof. Me. Daniel Marostergan e Carneiro (FAUFBA); Prof. Me. Carlos Alberto Andrade Bomfim (FAUFBA); Prof. Dr. João Maurício Ramos (FAUFBA). Deve também ser indicado, após ingresso, um representante do corpo discente e um professor colaborador, constituindo-se, assim, um Colegiado composto por até 10 (dez) membros.

 

ESTRUTURA

 
A estrutura acadêmica da Residência AU+E/UFBA prevê o prazo mínimo de 14 (catorze) meses e máximo de 16 (dezesseis) meses corridos. O Curso é composto por 7 (sete) componentes curriculares e 1 (um) Tópico Especial, distribuídos entre disciplinas teórico-práticas, atividade prática de extensão e trabalho final. O Curso totaliza em 1.282h e 40 créditos. As atividades são distribuídas em três semestres letivos sequenciais, no turno matutino, de duas a três vezes por semana e com atividades previstas para os fins de semana:

1º semestre - Módulos de Disciplinas, definição de equipes de residentes, Assistência Técnica com ênfase na aproximação com a comunidade/território, 1º Fórum Interno e entrega do 1º Relatório de Trabalho de Campo.

2º semestre - Módulos de Disciplinas, Assistência Técnica com ênfase em proposições coletivas, 2º Fórum Interno e 2º Relatório de Trabalho de Campo.

3º semestre - Módulos de Disciplinas, Assistência Técnica com ênfase na elaboração/materialização parcial ou total das proposições participativas, coletivas e específicas, Finalização do Trabalho Propositivo para apresentação e defesa do Trabalho Final.

Outras atividades do curso, relativas às práticas de extensão (oficinas, pesquisas, debates, elaboração de projetos e propostas, etc.), acontecerão entre os semestres letivos citados acima. O Trabalho Final do curso será composto pela compilação dos relatórios de trabalho de campo da equipe que o discente residente integrou, do produto específico alcançado e de um artigo técnico individual sobre a Assistência Técnica desenvolvida, conforme as diretrizes do curso e abordagem definida junto ao(à) tutor(a), sendo entregue na comunidade participante.  

 

 As disciplinas compreendem os seguintes temas:

 
1- Produção do espaço, políticas urbanas e direito à cidade
2- Projetos de urbanização, infraestrutura e meio ambiente
3- Planejamento e projeto de arquitetura, urbanismo e engenharia para assistência técnica
4- Metodologias e técnicas para projetos participativos
5- Seminários temáticos
 
As demais atividades compreendem a Residência acadêmica propriamente dita, para atuação prática de extensão, em atividades de assistência técnica e projeto participativo, abrangendo o trabalho de campo, num total mínimo de 840 horas; e desenvolvimento do Trabalho Final, correspondendo a um total de 102 horas, apresentado na forma de estudo preliminar,  ante-projeto ou proposta de ação, com memorial descritivo e indicações para um Termo de Referência.
Share/Save

Realização